builderall

Quantas vezes já aconteceu de você ler um livro tão bom que te fez acreditar que podia mudar o mundo?

Comigo isso aconteceu tantas vezes que já perdi a conta. E algumas dessas vezes eu realmente mudei o mundo... bem, pelo menos o meu mundo.


Essa é a grande mágica dos livros, eles realmente tem o poder de transformar vidas.

Antes da chegada da internet eu costumava escrever cartas e enviar para os autores quando terminava de ler um livro muito bom que me colocava novamente naquele estado de espírito que me fazia acreditar que eu podia mudar o mundo.

E teve uma vez que um dos autores me respondeu. Na verdade ele fez muito mais do que responder a minha carta... ele me surpreendeu com uma visita.

Eu morava no Rio Grande do Sul e o autor era do Rio de Janeiro. Lembro que quando terminei de ler aquele livro eu estava emocionada e muito empoderada. Então peguei papel e caneta, despejei minha emoção no papel até onde consegui encontrar palavras para isso e coloquei a carta no correio.

Depois disso esqueci o assunto, porque eu sempre escrevia para os autores e eles não davam nem sinal de ter recebido.

Então, depois de algum tempo, eu recebi aquela visita. O autor estava ali, no meu humilde apartamento onde morava com minha mãe. Ele estava ali, na minha frente, e eu podia falar com ele, fazer todas as perguntas que desejasse, contar o quanto o livro dele me emocionou e, no entanto, eu não lembro de ter dito nada, só lembro do forte abraço que dei nele.


Eu queria muito contar a ele o quanto aquele livro transformou a minha vida, mas vejo agora que a maior transformação que aconteceu foi saber que ainda existem pessoas como aquele autor, que teve o carinho de ir tão longe para conhecer uma de suas leitoras. Aquela atitude foi muito marcante pra mim.


Depois vieram muitos outros livros que transformaram minha vida de diversas formas. E até experiências frustrantes como o autor que escreve livros maravilhosos e quando fui conversar com ele num evento fui tratada com arrogância.


Estes foram alguns casos isolados porque a maioria dos autores de livros que já transformaram minha vida nem sabem que eu existo.


Bem, é assim a vida. Então eu prefiro continuar valorizando os livros que transformam vidas e fico feliz quando conheço autores que são coerentes com suas obras.



LIVROS PUBLICADOS